Informações e resultados – Projeto Escolas Culturais
Descrição do serviço: Gestão do Projeto Escolas Culturais.
Contratante: Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS
Duração: 1 ano e 6 meses
Período: abril de 2018 a outubro de 2019.
Local da Prestação do Serviço: 85 municípios, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Objetivo
Dinamizar a cultura nos Territórios de Identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social, contribuindo com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.
Conjunto de ações específicas e paralelas ao Projeto Escolas Culturais:
Ação |
Instituição responsável |
Obras/reformas nas unidades escolares |
Secretaria de Educação - SEC. |
Aquisição e entrega de Kit multimídia |
SJDHDS e SEC |
Promoção das atividades culturais |
IASPM |
Formação musical |
IASPM |
Formações: dança; audiovisual e arte literárias |
DIMAS/SECULT; DIRART/SECULT e SEC |
Integração da Rede de Proteção Social com instituições educacionais e sociedade |
IASPM |
Mapeamento Cultural |
IASPM (parceria com SUCULT/Ba) |
Fonte: IASPM/2018-19.
Resultados 2018 - 2019
Demonstrativo de Metas Pactuadas e Resultados Alcançados 2018 - 2019:
Nº |
Referência Serviço |
Meta |
Previsto |
Realizado |
Status de participação |
Status de Alcance |
01 |
CF - 10.1 |
Promover atividades em 85 escolas estaduais -integrantes do Projeto Escolas Culturais |
1.445 |
1.575 |
160.700 participações |
Meta superada |
02 |
CF- 10.2 |
Promover articulação entre a Rede de Proteção Social e comunidade das escolas estaduais - integrantes do Projeto Escolas Culturais |
85 |
170 |
23.452 pessoas |
Meta superada |
03 |
CF – 1.3 |
Realizar atividades de fomento a prática musical. |
85 |
85 |
2.702 pessoas |
Alcançada |
04 |
CG – 8.1 |
Realizar avaliação de resultados em escolas estaduais do Projeto Escolas Culturais. |
01 |
01 |
85 instituições escolares |
Alcançada |
05 |
Atividades estruturantes |
Atividades de articulação no munícipio |
Conforme dinâmica local |
4.720 |
4.720 fazedores de cultura |
Realizada |
06 |
Parceria com SECULT |
Mapeamento de instituições culturais (formais e informais) |
Conforme dinâmica local |
8.961 |
---- |
Realizada |
07 |
Parceria com DIMAS/FUNCEB |
Realizar atividades de fomento ao audiovisual (exibição de filmes nacionais) |
85 |
212 |
Superado |
|
08 |
Parceria com DIRART/FUNCEB |
Realizar atividades de fomento a literatura (exibição de textos literários) |
Conforme dinâmica local |
68 |
85 instituições escolares |
Realizada |
Fonte: IDSM 2018/2019
Abrangência
Abrangência do Projeto (2018 e 2019): desenvolvido em escolas da Rede Estadual de Educação em 85 municípios, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Locais de execução por Munícipios e respectivos Territórios de Identidade da Bahia – 2018 e 2019:
Território de Identidade | Municípios |
Bacia do Jacuípe |
Ipirá Pintadas |
Bacia do Paramirim |
Macaúbas Paramirim |
Bacia do Rio Corrente |
Santa Maria da Vitória Santana |
Bacia do Rio Grande |
Barreiras Luís Eduardo Magalhães |
Baixo Sul |
Gandu
Nilo Peçanha Valença |
Chapada Diamantina |
Lençóis
Seabra |
Costa do Descobrimento |
Eunápolis Porto Seguro |
Extremo Sul |
Caravelas
Itamaraju Teixeira de Freitas |
Irecê |
Irecê
Xique-Xique |
Itaparica |
Abaré
Paulo Afonso Rodelas |
Litoral Norte/ Agreste Baiano |
Alagoinhas
Catu Entre Rios Mata de São João |
Litoral Sul |
Canavieiras
Ilhéus Itabuna Itajuípe Jussari |
Território de Identidade | Municípios |
Médio Rio de Contas |
Ipiaú
Jequié Ubatã |
Médio Sudoeste |
Firmino Alves
Ibicuí Itapetinga Nova Canãa |
Piemonte da Diamantina |
Capim Grosso
Jacobina Miguel Calmon |
Piemonte do Paraguaçu |
Itaberaba
Ruy Barbosa |
Piemonte Norte do Itapicuru |
Campo Formoso
Jaguarari Ponto Novo Senhor do Bonfim |
Portal do Sertão |
Coração de Maria Feira de Santana Santo Estevão |
Recôncavo |
Cachoeira
Cruz das Almas Nazaré Santo Amaro Santo Antônio de Jesus |
Região Metropolitana de Salvador |
Camaçari
Candeias Lauro de Freitas Salvador Simões Filho |
Semi- árido Nordeste II |
Cícero Dantas
Euclides da Cunha Ribeira do Pombal |
Sertão do São Francisco |
Canudos
Juazeiro Remanso Uauá |
Sertão Produtivo |
Brumado
Caetité Guanambi Livramento de Nossa Senhora Tanhaçu |
Território de Identidade | Municípios |
Sisal |
Conceição do Coité
Ichu Serrinha Tucano |
Vale do Jiquiriçá |
Amargosa
Mutuípe Santa Inês |
Velho Chico |
Barra
Bom Jesus da Lapa Ibotirama Morpará |
Vitória da Conquista | Vitória da Conquista |
Fonte: IASPM/2018-19
Resultados correspondente as metas contratuais CF-10.1; CF-10.2; CF-1.3 e CG-8.1, ações de implantação e articulação e ações conjuntas, desenvolvidas ao longo de 2018 e 2019:
85 escolas públicas beneficiadas com desenvolvimento de ações educacionais, culturais e artísticas;
1.575 eventos culturais realizados, registrando 160.700 participações;
85 oficinas de formações musicais, envolvendo 2.702 pessoas;
212 exibições de filmes nacionais;
68 exibições de textos literários;
8.961 iniciativas culturais mapeadas e cadastradas nos 27 territórios de identidade;
1.105 artistas envolvidos nas atividades;
170 eventos envolvendo a Rede de Proteção Social foram realizados, mobilizando um público total de 23.452 pessoas e tendo a participação de 64 instituições convidadas e/ou colaboradoras.
Resultados paralelos qualitativos:
Crescente participação da sociedade nas atividades;
Presença de pessoas de pessoas da 3ª idade nas formações de integração da escola pública com a Rede de Proteção do Social dos municípios;
Crescente capacidade de articulação no território;
Crescimento da participação dos estudantes nas ações do Projeto.
Manifestação de interesse de estudantes em migração para a Escola Cultural;
Ações culturais elaboradas e realizadas com proposição organicista.
Resultados com viés de sustentabilidade correspondentes as ações desenvolvidas com a Rede de Proteção Social:
Formação de fóruns;
Termos de compromisso entre instituições da RPS e escolas;
Visitas de atendimento psicossocial programadas;
Agenda de diálogo planejadas;
Formalização de parceria com instituições da rede.